O Proinfo Rural integra o Programa Nacional de Tecnologia na Educação PROINFO, criado pelo Ministério da Educação para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio das escolas rurais do Brasil.
Em Uarini, o Proinfo Rural - Prona Campo ainda não está em funcionamento, mas a previsão da primeira sala de informática a ser inaugurada é a da comunidade Punã, na Escola Municipal São Luiz Gonzaga. A comunidade Pólo está localizada a 10km da sede Uarini e a sua maior economia é a produção da farinha de mandioca típica da região.
Além da comunidade Punã, mais 36 mini laboratórios de informática Proinfo serão brevemente instalados nas respectivas comunidades rurais na qual foram contempladas no Pregão Eletrônico 68/2009 do FNDE/MEC, os equipamentos no momento estão guardados e logo serão encaminhados as escolas rurais do município para concluir as instalações.
Funcionamento da Sala Informatizada PROINFO
A S.I. da escola deve atender TODOS os alunos de forma contínua e sistemática (pelo menos 1 aula por semana) e em período normal de aula conforme o horário de cada disciplina. Garantido este atendimento, abrir horários específicos para alunos do contra turno em atividades de pesquisa, acesso a Web, realização de trabalhos escolares, cursos ou outras atividades planejadas pela escola. Alunos que frequentam outros projetos que a escola oferece também podem e devem fazer uso da Sala Informatizada. Restando ainda períodos vagos o professor de Sala Informatizada pode ainda receber individualmente ou em pequenos grupos, alunos e professores que estejam frequentando cursos de capacitação a distância ou queiram aprender a manusear o computador. Desde que estabelecidas as devidas parcerias a escola pode ainda prever em seu PPP o uso da sala informatizada por outras entidades ou associações comunitárias.
O MEC disponibiliza os equipamentos e as escolas (Estado ou Município) são responsáveis pela infraestrutura e segurança, conforme cartilha disponível no endereço: http://sip.proinfo.mec.gov.b





Nenhum comentário:
Postar um comentário